Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Manutenção adicional

Como prometido num dos meus ultimos posts de 2014, hoje vou escrever sobre limpeza adicional que deve ser feita nas salamandras a pellets, esta deverá ser feita por cada 600 - 800 Kg de pellets queimados.

Versão ar
Para a versão da salamandra a ar, é necessário retirar as capas laterais, para ter acesso às tampas laterais da câmara de combustão. Para limpar o seu interior, remover as porcas de orelhas (Figura 39), retirar a tampa e com o aspirador remover as cinzas (figura 40-a). Com o auxílio de um escovilhão de aço com 20-25mm de diâmetro e 80cm de comprimento, limpar a zona de passagem de fumos (figura 40-b)

No caso de se verificar que a extracção de fumos não está a ser efectuada nas melhores condições, recomendamos a limpeza do extractor como indicado na figura 41 e figura 42. Contudo recomenda-se esta operação no mínimo uma vez por ano.


Versão água
No caso da salamandra de água, deverá proceder-se à limpeza dos tubos por onde circula o ar e os respectivos turbuladores. Para tal, deverá abrir a tampa situada na zona superior do equipamento (Figura 43-a) e retirar as seis porcas de orelhas que fixam cada um dos grupos de turbuladores (Figura 43-b e c). De seguida puxar os turbuladores para cima (Figura 43 - d/e). Deve usar-se um aspirador para limpar esta zona (Figura 43-f) e com um escovilhão de aço é possível limpar o interior dos tubos (Figura 43-g). Os turbuladores que foram retirados devem também ser limpos com um escovilhão de aço (Figura 43-h).
Para voltar a colocar os turbuladores, deverá proceder-se de forma inversa ao indicado nas figuras.

No caso de se verificar que a extracção de fumos não está a ser efectuada nas melhores condições, recomendamos a limpeza do extractor como indicado na Figura 44 e Figura 45. Contudo recomenda-se esta operação no mínimo uma vez por ano.


 Em breve vou explicar como limpar o vidro da porta das salamandras.

Sem comentários:

Enviar um comentário