Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Maravilhas da natureza

A maior parte dos fenómenos que ocorrem na natureza passam-nos despercebidos, no entanto quando vimos imagens como as que vou apresentar e descrever a seguir, pensamos, "como é maravilhosa a nossa natureza".

Flores Congeladas



 Neste fenómeno, o gelo cresce ao redor de pequenos blocos de formatos imperfeitos, como se fossem espinhos congelados. O interessante é que o grau de bactérias e pequenos organismos que são encontrados dentro das flores congeladas é bastante alto, muito maior do que na água do oceano. Os pesquisadores acreditam que as flores congeladas abrigam seus próprios ecossistemas de modo temporário, favorecendo a vida e a sobre vivência desses pequenos organismos durante as temperaturas extremas.

Chaminés de neve



No vasto território permanentemente congelado da Antárctida existem inúmeros vulcões que estão activos. Entretanto, com o tempo extremamente gelado, somente alguns deles entram em erupção. Com o calor gerado nas profundezas e no interior desses vulcões, os gases e o vapor criados são expelidos constantemente.
Porém, quando os gases quentes entram em contacto com o ar absurdamente gelado da superfície, eles congelam e formam essas bizarras construções chamadas de chaminés congeladas. Elas acumulam-se com o passar dos anos e formam estruturas relativamente finas e pontiagudos, que estão sempre a expelir o vapor produzido na terra.

Cilindros de neve



Esses curiosos cilindros de neve são formados naturalmente quando pequenos flocos são soprados pelo vento. O material é colhido de modo irregular, formando os cilindros dos mais variados formatos e tamanhos, porém sempre com um característico furo no centro.
A velocidade do vento é um dos factores determinantes para o sucesso de formação dos cilindros, que podem possuir o tamanho de bolinhas de ténis ou mais de dois metros de altura. O tipo da neve também é importante, já que algumas são mais frágeis e outras espessas. Nem é preciso dizer que o evento é bastante raro, ocorrendo principalmente na América do Norte e na Europa.


Dedo de gelo



Esse impressionante e raro acontecimento da natureza foi somente descoberto nos últimos anos. Chamado em inglês de "Brinicle", o curioso fenómeno ocorre quando o gelo da superfície da água é tão intenso que uma determinada quantidade começa a descer ao chão – congelando tudo o que encontra no caminho.
Isso acontece quando o gelo recém-formado intensifica a quantidade de sal encontrado na água consideravelmente, originando um dedo de gelo e sal capaz de congelar a água ao redor dele e se expandir em direcção ao chão de modo bastante resistente. Quando essa coluna de gelo atinge o fundo, tudo o que está á sua volta é congelado, criando uma espécie de rio de gelo.


Sem comentários:

Enviar um comentário